sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Hip Hop (Elementos)


Ouve-se muito as pessoas falarem que os quatro elementos constituintes do Hip Hop são : Break, MC, DJ e Grafite. Que podem ser melhor definidos como : Dança, Canto, Música e Artes Plásticas, e hoje tendo também a indexação do elemento Esporte.
Primeiramente temos o Break que por muitas das vezes abrange uma gama muito grande de eventos (dança e canto, principalmente), não pode ser considerado um elemento do Hip Hop - já foi. Segundo, MC eram as pessoas que lideravam os grandes bailes, animando-os... hoje há uma diferença em quem canta, anima e intermedia eventos (como as batalhas de b-boy). Os DJ's são os responsáveis pela produção musical e criação de músicas (e não apenas "tocadores" de disco como muita gente acha). E, finalmente o Grafite, que adquiriu não apenas o sentido de reivindicação, mas o de artes plásticas, inclusive estando presente em diversas galerias de arte (principalmente da Europa).

Então, os elementos constituintes do Hip Hop melhor dividido é:

* Canto = Através dos Rappers, também podendo considerar os MC's pois muitos deles também cantam.
* Dança = Através dos Lockers, Poppers, B-boys, B-Girls e dançarinos de rua em geral
* Música = Através dos DJ's
* Artes Plásticas = Através do Grafite, dos versos das canções e de algumas encenações de grupos de dança de rua.
* Esportes = Através do Basquete de Rua, hoje já regulamentado (inclusive no Brasil).

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Hip Hop (Escolas)


Costuma-se dizer que os seguidores do Hip Hop possuem duas vertentes: os Tradicionais que cultuam as tradições e os princípios do Hip Hop em sua essência, e os Modernos que tem em sua cultura a indexação da cultura contemporânea no Hip Hop.


Com isto então temos as seguintes categorias:


Old School : Nesta categoria se encontram todos aqueles que se identificam com a cultura Hip Hop da década de 70, ou seja, Break era sinônimo de dança e canto, a música deveria ser de origem negra e com batidas tradicionais. Não se aceitava muito outros tipos de mistura tanto musical quanto nas artes (dança e grafite). Hoje em dia é comum ouvir alguém falar que dança break (provavelmente é participante desta vertente ou é desconhecedor do assunto). Lembrando que Break para esta vertente significa aquele que dança Popping, Locking e B-Boy sendo este último o nome dado a todos os dançarinos de Break (hoje em dia somente recebe este nome quem pratica o estilo B-Boy). Infelizmente muitos dos adeptos da Old School não aceitam as novas tendências, o que os torna contrários a filosofia que pregam de reivindicação de seus direitos e de igualdade respeitando as diferenças.

New School : Termo criado somente para diferenciar da Old School pois nesta vertente, surgida após a aceitação da mídia, é comum a mistura de estilos e sua classificação tanto no canto quanto na dança (e também no grafite e na virada do século a inclusão do Street Ball ou Basquete de Rua). Muitos da Old School não os consideram pois dizem que se tornou muito acadêmica e com muitas divisões, mas na New School argumenta-se que seria esta a verdadeira essência do Hip Hop, ou seja, a não discriminação e aceitação de novas culturas populares e acadêmicas. Porém, a New School tem se tornado uma categoria em que muitos não possuem realmente a verdadeira essência do Hip Hop, tornando-se apenas um objeto de consumo de roupas, músicas, artigos e trejeitos "marginais", ou seja, modismo para pessoas que nem se preocupam em pensar como o mundo está e o que pode ser feito.

domingo, 4 de outubro de 2009

Hip Hop (Princípios)


Muitos acreditam que Hip Hop é somente uma forma de cantar e/ou dançar, mas é muito mais que isto. Hip Hop é uma forma de manifestação de todas as vozes que não tem oportunidades e que de alguma forma são discriminadas ou excluídas. É poder mostrar a sociedade como um todo o que anda acontecendo no mundo, seja o que tem de bom ou de ruim. Para isto utilizam-se das artes (Canto, Dança, Música, Artes plásticas) e dos desportos (Basquete de Rua) como forma de darem forma a estas manifestações de protesto ou de visibilidade de um assunto.

Muitos se consideram adeptos do movimento mas tem pensamentos tão radicais quanto àqueles que questionam, como exemplo temos os preconceitos de alguns Rappers com relação às mulheres e homossexuais, e acabam sendo menos que um principio e se tornando um mera demagogia e oportunismo. É preciso atitude e comprometimento quando as pessoas se dizem adeptas do movimento Hip Hop, não somente palavras vazias e sentimentos oportunistas. Quem tem atitude Hip Hop ajuda uma pessoa, uma comunidade ou outro sem questionar classe social, nível econômico, diferenças ideológicas, religião, sexo raça ou cor.

No Hip Hop existem inúmeras manifestações de questionamentos sócio-político-econômicos, dentre elas temos as canções que servem para falar de sentimentos de uma comunidade (seja no sentido social ou nos sentimentos diários e corriqueiros de cada indivíduo ou grupo), denunciar e até apresentar um pedaço da sociedade que muitos ignoram ou não querem reconhecer que existe.
Alguns (e não são poucos) levantam bandeiras como a luta contra o racismo, mas acabam pregando o racismo às avessas, por isto é que o melhor Hip Hopper (se assim podemos chamar) é aquele que lê bastante, não somente o que lhe convêm, mas quem se mantêm com os olhos abertos para as diversas facetas da sociedade, ou seja, se torna uma espécie de sociólogo e divulgador de idéias para aperfeiçoar o mundo.

Para quem pensa que Hip Hop é apenas uma maneira de falar de coisas erradas no mundo, está muito enganado. Hip Hop também deve ser uma manifestação de uma cultura local, de coisas boas que acontecem com as pessoas e com os lugares. Não é uma manifestação de pessoas revoltadas e que "gostam de arranjar confusão", mas de pessoas que querem e se esforçam para tornar o nosso mundo bem melhor.