quarta-feira, 23 de junho de 2010

Qualidades Físicas na Dança de Rua

Se analisarmos as qualidades físicas e estudarmos as técnicas de Dança de Rua, poderemos correlacioná-las facilmente.   Quando o fazemos, tornamos a Dança de Rua e suas técnicas, mais facilmente aplicáveis a todos os níveis de dançarinos.  
Primeiramente temos de entender que qualidades físicas devem ser aprimoradas por meio de exercícios, não apenas a repetição do gesto completo, ou seja, para chegar ao gesto (ou movimento) propriamente dito devemos preparar o corpo através de exercícios que contenham todas as etapas deste gesto.  O maior erro (principalmente os dançarinos de B-Boy) é o de achar que para melhorar o gesto deve-se repetí-lo incansavelmente.  Deve-se sim treiná-lo como objeto final dos exercícios, mas temos que fracionar o gesto e entender o que nele está envolvido.
Quando fazemos uma análise disto, estaremos percebendo as qualidades físicas nele envolvido, assim poderemos inclusive detectar falhas e melhorá-las.  Portanto, um dançarino não deve ser considerado excelente somente porque executa um gesto extremamente difícil, mas pela facilidade com que este executa o mesmo, assim temos a perfeita noção da treinabilidade corporal que este tem quanto as qualidades físicas envolvidas no movimento.
Na Dança de Rua podemos perceber que cada qualidade física é ressaltada de acordo com o estilo, ao analisarmos tais qualidades poderemos treiná-las e torná-las cada vez mais eficientes dentro das coreografias (ou improvisações).
A qualidade física mais evidenciada nos estilos de Dança de Rua é a Coordenação Motora, devido a complexidade dos gestos envolvidos na mesma. Por isso, exercicios que trabalhem ambos os lados (lateralidade), que realizem gestos de intensidades diferentes em ritmos diferentes e de amplitudes diferentes, bem como exercícios com segmentos articulares sendo executados isolados, combinados e/ou sequenciais aprimoram tal qualidade física.

terça-feira, 22 de junho de 2010

Qualidades Físicas

Qualidade do organismo em aprimorar movimentos do corpo humano através de treinamento específico. Dividem-se em:
* Força: Habilidade do músculo (ou grupo muscular) de produzir uma tensão para igualar ou vencer uma resistência no ato de sustentar, empurrar, puxar e elevar. Pode se dividir em:
- Força Isotônica (Dinâmica): Envolve os músculos em movimento ou suportando peso (seja do corpo ou de um objeto) em movimentos repetidos.
- Força Isométrica (Estática): Envolve os músculos suportando peso, sem produção de movimento.
- Força Explosiva: É o máximo de energia exercida em um único ato explosivo.
* Flexibilidade: Habilidade dependente da elasticidade muscular e mobilidade articular, que garantem a amplitude de um ou mais segmentos articulares.
* Resistência: Capacidade do corpo em um esforço continuado durante um tempo. Pode ser classificado em:
- Resistência Aeróbica: Esforços de baixa e média intensidade que permite a troca gasosa pulmonar de maneira realativamente confortável.
- Resistência Anaeróbia: Esforços de alta intensidade onde o débito de oxigênio é maior que o consumo.
- Resistência Muscular Localizada (RML): Capacidade do músculo trabalhar por um longo período de tempo diante de uma resistência moderada.
* Velocidade: Qualidade do músculo em exercer uma sucessão de gestos com intensidade máxima e de curta duração. Divide-se em:
- Velocidade de Deslocamento: Capacidade de um indivíduo deslocar-se de um ponto a outro.
- Velocidade de Reação: Capacidade de um indivíduo responder a determinado estímulo (visual, tátil ou auditivo).
- Velocidade de Membros: Capacidade dos membros moverem-se o mais rápido possível.
* Equilíbrio: Sustentar ou assumir qualquer posição do corpo contra a força da gravidade. Pode ser:
- Equilíbrio Estático: Adquirido em determinada posição.
- Equilíbrio Dinâmico: Adquirido durante o movimento.
- Equilíbrio Recuperado: Adquirido após o corpo ter estado em movimento.
* Coordenação: Capacidade de executar movimentos complexos com o mínimo de esforço.
* Agilidade : Habilidade do corpo (ou parte dele) em realizar um movimento mudando a direção, rápida e precisamente.
* Ritmo: Sequência de movimentos repetidos de forma equilibrada e harmônica por algumas vezes.
* Descontração: Redução da tensão na musculatura esquelética. Sendo:
- Descontração Total: Recuperação máxima de todos os músculos do corpo.
- Descontração Diferencial: Descontração de músculos não envolvidos no movimento.

terça-feira, 8 de junho de 2010

Como surgiu o Grupo Dança de Rua BR Jovem?

O grupo Dança de Rua BR Jovem é uma vertente do Grupo Dança de Rua BR, onde seus componentes são alunos e dançarinos com idade entre 12 e 17 anos, em grande parte de comunidades carentes (especificamente da Escola onde o Professor Beto Rocha dá aulas - Escola Estadual Casa do Menor Trabalhador - Natal / RN). Surgiu a partir da necessidade de levar os alunos que já estão fazendo aulas de Dança de Rua na escola para aperfeiçoarem suas técnicas e ampliarem seus conhecimentos na área, visto que na escola não é possível temalizar a aula e as turmas são heterogêneas nas presenças e no aprendizado. O principal incentivo para que os alunos possam continuar treinando com o grupo é a obrigatoriedade em ter notas acima da média e presença constante na escola.
O grupo iniciou suas atividades em Março de 2010, ensaiando somente aos sábados e pretendem aperfeiçoarem-se para que no ano seguinte possam protagonizar um espetáculo próprio.