terça-feira, 23 de novembro de 2010

Fundamentos Básicos na Dança de Rua



Quando as pessoas fazem uso da técnica adequada, o movimento flui de forma simples e sem esforços maiores, por isto os fundamentos técnicos são essenciais para um bom aproveitamento coreográfico.

* Pivô: É o ponto de apoio de uma parte do corpo para que seja realizada uma mudança de posição do mesmo.  Geralmente utiliza-se o pé, mas no caso da Dança de Rua ainda temos pivô com a mão e até mesmo com a cabeça.  No estilo B-Boy (principalmente) o pivô pode ser com a mão, antebraço, joelho, pé ou cabeça.  Quando falamos em pivô temos de lembrar que o peso do corpo vai estar sobre ele quando do movimento propriamente dito, seja um deslocamento, giro ou uma simples locomoção.

* Compasso:  Movimento realizado com a ponta dos pés ou pelos calcanhares, com o intuito de girar o corpo parcialmente ou por completo.  Pode ser:

                       - Compasso de Ponta: O pivô é feito apoiando todo o peso do corpo na ponta do pé (lembrando que ponta de pé na Dança de Rua tem correspondência à meia ponta no balé).  Então quando o corpo muda de posição utilizando o pivô de ponta é considerado como compasso de ponta.

                        - Compasso de calcanhar: Similar ao compasso de ponta só que feito com apoio do calcanhar.  É importante frisar que neste compasso é conveniente flexionar ligeiramente os joelhos para não forçar ligamentos e fazer uma leve inclinação do corpo para frente de forma a auxiliar no equilíbrio do corpo durante o movimento.

                         - Compasso Combinado: Utilização de ambos os compassos como forma de facilitar o movimento, geralmente utilizado somente para meios giros muito rápidos em que haja a necessidade de equilíbrio e posterior movimentação.

                          - Compasso com deslocamento: Sequência de compassos (ponta e/ou calcanhar) de forma que haja deslocamento do corpo como um todo.

* Marcação: Forma mais usual de realizar a marcação do ritmo da música na Dança de Rua, consiste em juntar um pé ao outro e retornar, ou seja parte-se da segunda posição para a primeira e retorna para a segunda sucessivamente.  Existem duas formas de marcação:
                           - Simples: A batida mais forte da música coincide com o momento em que juntam-se os pés.
                           - Lateral: A batida mais forte da música coincide com o momento em que o pé retorna a sua posição inicial.

* Caminhada: Deslocamento do corpo de forma a atingir determinado ponto seguindo o ritmo da música.

* Contratempo: Movimento utilizado pelos pés, no intervalo entre dois tempos da música ou de um deslocamento, de forma a realizar uma mudança de direção ou de posição.

* Deslizes: Parte do corpo arrasta-se (ou desliza) pelo chão de forma a atingir determinado ponto.  É considerado um dos deslocamentos mais rápidos e eficientes em distâncias um pouco maiores,  por estar sempre em contato com o solo e ainda manter o equilíbrio do corpo durante o mesmo.

* Giros: Corpo desloca-se em torno de um eixo (pivô) apoiando parte dele no solo ou fora dele.

* Paradas: Conhecidos como "stop" e que consiste em realizar uma parada do movimento produzindo um leve balanço e geralmente com mudança de posição (ou de gesto), onde se tem a impressão de um movimento de robô ou de um boneco dançando.  Esta técnica é muito utilizada pelos praticantes do Popping Tradicional.

* Congelamento: Conhecido como "Freeze" e muito utilizado em rotinas de B-boys como forma de demonstar sua técnica e capacidade de parar no meio de um movimento e continuar alguns segundos depois do ponto onde realizou o "freeze".

domingo, 21 de novembro de 2010

Planos e Eixos

Para que se entenda como se realizam os movimentos precisamos entender sobre planos e eixos de acordo com suas articulações que constituem cada padrão de movimento.
Os movimentos ocorrem através de planos imaginários e em eixos perpendiculares ao movimento e por convenção os movimentos articulares são definidos com relação à posição anatômica, que coloca o corpo ereto com os pés unidos, membros superiores ao lado do corpo e as palmas olhando para a frente. (RASCH, 1991).

Na posição anatômica temos então:
* Plano Sagital que divide o corpo em partes direita e esquerda.

* Plano Frontal (ou Coronal) que divide o corpo em partes anterior (frente) e posterior (costas).

Logo podemos dizer que o eixo que atravessa o corpo para que estes movimentos ocorram é o eixo vertical, pois atravessa o corpo verticalmente desde sua cabeça até o chão.

* Plano Transversal (ou Horizontal):  Divide o corpo em porção superior e inferior.

Há ainda aqueles que considerem um outro plano: Intermediário ou Oblíquo que seria a realização de movimentos entre os planos acima mencionados.

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Posições Básicas da Dança de Rua

No balé assim como em algumas danças normatizadas existem algumas posições básicas para que seja possível, não somente tornar o aprendizado mais eficiente, mas possibilitar a comunicação entre as pessoas sobre o(s) movimento(s) desejado(s).   As posições básicas servem como forma de início de movimento, finalização do mesmo e como forma de equilíbrio para que o movimento possa acontecer.  As posições que serão apresentadas não estão em nenhum livro, criei de forma simples para que as pessoas possam utilizar sem nenhuma complicação, pois foram fruto de pesquisas e observações feitas através de mais de 20 anos em que estudo a Dança de Rua.   Por isto nada impede que as pessoas utilizem, muito pelo contrário, facilita a comunicação entre Professor e Aluno, bem como entre Coreógrafo e Dançarino.  Assim como ficou comprovado que estas posições facilitam uma gama de movimentos utilizados na Dança de Rua.

* 1a. Posição: Pés unidos e apontando para a frente.  Nesta posição o peso do corpo está dividido em ambas as pernas, mas com um ponto de equilíbrio muito pequeno já que os dois pés encontram-se bem próximos.  Ideal para deslocamentos rápidos. 

* 2a. Posição:  Pés afastados na linha do quadril e apontados para frente. Considera-se como uma posição de equilíbrio básico e de repouso do corpo quando em pé. Ideal para reposição de equilíbrio após algum salto, início de um movimento de deslocamento médio ou lento, assim como para elevações e abaixamentos.  
      Uma variação desta posição é a 2a. posição aberta, onde os pés vão um pouco além da linha do quadril.  O que facilita a reposição do equilíbrio principalmente após um giro forte e rápido, bem como de um salto relativamente alto em que necessite de um ligeira flexão de pernas para aliviar o peso da queda.


* 3a. Posição: Parecida com a 2a. posição só que os dedos dos pés estão ligeiramente afastados para fora, em diagonal.   Esta posição é bem facilitada para quem tem pés em posição "varo".  É uma posição que possibilita a mudança de direção do corpo bem como para um giro ou meia volta.  Esta é uma posição de equilibrio, mas também uma posição de deslocamento.

* 4a. Posição: Os pés alinhados com o quadril, sendo que um deles está deslocado a frente e ambos apoiados por inteiro no chão.  A partir desta posição consideramos posições de deslocamentos porque possibilita uma gama de movimentos em deslocamento do corpo.

* 5a. Posição: Idêntico à 4a. posição sendo que o pé de trás tem o seu calcanhar ligeiramente elevado.   Nesta posição caracteriza-se uma posição para mudança de posição bem abrupta  e de forma alongada, além de facilitar os giros e os saltos longos.

* 6a. Posição: Para melhor entendimento desta posição coloca-se a pessoa em 3a. posição e pede-se que esta mantenha os pés nesta posição e desloque como se fosse fazer a 4a. posição, é um misto de 3a. com 4a. posição.  Utiliza-se muito esta posição em movimentos de ligação, mudanças e direção e deslocamentos.