domingo, 21 de agosto de 2011

Dança de Rua é Dança Popular ?

     Dança Popular é toda dança utilizada  de forma recreativa ou em cerimonial por uma determinada região ou comunidade, associadas a ocasiões especificas, como manifestação de uma cultura local e como resultado das experiências regionais passadas de geração em geração.
    Dança de Rua é a dança criada nos guetos norte-americanos e que se expandiu para o mundo, tendo como principal característica a manifestação da cultura negro e latino-americano nos Estados Unidos.
       Convém também definirmos o conceito de "Popular" para entendermos melhor a discussão proposta e pensarmos nos conceitos que estão sendo definidos e difundidos. Segundo o dicionário Priberam da Língua Portuguesa:  Popular é tudo aquilo relativo ao povo, que é do agrado do povo, que é usado ou comum entre o povo.
     Para começar, temos que tirar a idéia fixa de que somente as danças tidas como regionais, representam o universo das danças populares.  Como se pode ter notado, a dança popular é feita pelo povo e para o povo, representando culturas locais, história de uma região e tudo o que nele está inserido.  
      Na Dança de Rua quando inserido no contexto do Hip Hop, ou até mesmo, dentro de uma comunidade representando seus componentes, suas linguagens, gestos e maneira de ser e agir, tem a mesma definição de dança popular.   Não é porque foi criada em outra região que a Dança de Rua tem de ser a manifestação cultural desta. Ela pode representar muito mais que a história de uma comunidade específica, pode ser a ferramenta que esta comunidade utiliza e aplica à sua realidade e a transforma, seguindo seus preceitos e tradições, sem necessariamente ter de seguir regras e padrões americanos.   
       Desta forma a Dança de Rua acaba ficando em um "limbo" entre as danças consideradas "populares" porque não tem tradição e só representariam uma determinada cultura e entre as danças normatizadas, porque não tem as mesmas nomenclaturas e técnicas descritas em todas as regiões do planeta.
      Na atual conjuntura, podemos considerar a Dança de Rua uma Dança Popular sim, pelo fato de ser feita junto ao povo, ter regras e nomes variando de acordo com cada região e de também, em muitos casos, representar uma comunidade.  Para aceitar esta idéia como possível,  é só ver a definição de cada termo colocado no início deste texto que podemos ver nítidamente que a discussão aqui proposta não tem nenhum ponto absurdo.

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Conhecendo a base dos movimentos (Estilizada)

       Neste estilo os movimentos são mais alongados e fortes, predominando braços e pequenos saltos e deslocamentos (muitas das vezes caminhando com movimentos de braços), formando figuras utilizando o posicionamento de seus componentes.  
     É comum ouvir hoje este estilo ser chamado de Free Style por permitir uma gama de movimentos dos mais variados estilos de dança.  
   Em suas músicas predominam efeitos especiais, coordenados com os movimentos amplos de membros e sincronizados, geralmente executados  em diversas direções.