domingo, 18 de novembro de 2012

Workout

      Hoje, ainda muitos locais que ensinam dança, aplicam o termo "workshop" para mostrar tendências e estilos, sem no entanto fazer jus ao termo e a proposta.    Pesquisando bastante me veio uma sugestão para corrigir este equívoco quando as pessoas forem apresentar suas propostas de trabalho, divulgar um estilo de dança e/ou outra tendência baseada somente na prática, e com poucas informações teóricas.
        O termo que julgo mais adequado para a dança nestas situações é "WORKOUT", que tem como proposta básica o ensinar de forma intensiva, com práticas e vivências onde prevalece pequenas coreografias ou um trecho de coreografia durante o evento.
      Hoje muitos utilizam o termo workshop, mas simplesmente apresentam o estilo (ou a proposta) de uma forma rápida e de maneira as pessoas vivenciarem mais na prática, sem muita preocupação com a técnica propriamente dita e sem muitas informações que acrescentam um maior interesse para quem já domina o estilo da dança.
         O termo WORKOUT parece ser o mais adequado também na dança, porque nas academias este termo define exatamente o que muitos desta área fazem em um "workshop", ou seja, trabalham isso de forma rápida e eficiente, com muita vivência prática para divulgar algo.  
        Workout surgiu com a empresa General Electric com objetivo de eliminar a burocracia e solucionar problemas com mais rapidez.  As academias utilizaram esta proposta como forma de divulgar rapidamente uma modalidade e para quem não possui prática, poder vivenciar e conhecer a idéia da atividade.