Atendendo a pedidos feitos para que se faça um adendo ao texto anterior no que diz respeito as variáveis de ritmo.
O ritmo possui algumas variáveis importantes e que devem ser consideradas:
A) Velocidade ou Frequência: Tempo ou distância entre cada pulso (medido geralmente em Batimentos por Minuto - BPM). Para se ter uma idéia exata do que vem a ser, conte quantas batidas fortes tem a música dentro o período de 1 minuto, a batida forte constante dentro de um espaço de tempo é conhecido como "beat" ou batida (principalmente na dança de rua e quem trabalha como DJ) e é ela quem determina a velocidade ou frequência de repetição dentro de um espaço de tempo;
B) Duração: Variação da velocidade (curta ou longa). Neste caso é o tempo que dura esta batida mais forte, no caso das batidas curtas geralmente nota-se uma característica de marcação constante durante toda a música, já as tidas de longa duração tem características de fechamento de uma frase musical;
C) Intensidade: Pode ser baixa ou alta. Podemos entender este conceito pensando no volume que esta batida tem dentro da música. Algumas músicas tem seu ritmo marcado não pelas batidas fortes mas pelas de baixa intensidade.
D) Altura: Muito ligado ao tom (Grave, Médio ou agudo), pois o ritmo pode estar caracterizado pelo tom que predomina na música.
Para aqueles que curtem o mundo do Hip Hop e tudo o que nele está envolvido... Se você vier para acrescentar algo, será bem vindo(a), caso contrário... Procure algo melhor para fazer!!!! Deixe seu comentário, mas só se não for do tipo: "Dãããããã!"
sexta-feira, 7 de janeiro de 2011
quarta-feira, 5 de janeiro de 2011
Ritmo
É comum ouvirmos alguém dizer que não tem ritmo ou que perdeu o ritmo, mas o que vem a ser exatamente Ritmo? Segundo A. Lapierre: "O ritmo é uma estrutura repetida ciclicamente", com isto vemos algumas divisões, tais como:
1) Ritmo Biológico: Produzido pelo corpo em sua estrutura fisiológica;
2) Ritmo Cósmico: Produzido por eventos naturais ou da natureza;
3) Ritmo Induzido: Produzido por ambiente externo e não há como evitar, como por exemplo, uma multidão entrando em um trem de metrô;
4) Ritmo Desencadeado: Produzido por fator externo imprevisto, como por exemplo, uma pessoa quando toma um susto;
5) Ritmo Técnico: Produzido através de movimentos corporais em sua totalidade de forma consciente.
O ritmo possui algumas variáveis importantes e que devem ser consideradas:
A) Velocidade ou Frequência: Tempo ou distância entre cada pulso (medido geralmente em Batimentos por Minuto - BPM);
B) Duração: Variação da velocidade (curta ou longa);
C) Intensidade: Pode ser baixa ou alta;
D) Altura: Muito ligado ao tom (Grave, Médio ou agudo).
Para entender melhor o que vem a ser ritmo é preciso conhecer os elementos que compõem uma música:
I) Melodia: Sequência de sons ritmicos composta de frases e períodos, onde a frase musical é composta de partes, com a mesma duração, e geralmente iguais, independente do número de notas contidas neste intervalo. A esta divisão dá-se o nome de Compasso.
II) Harmonia: Combinação de som e melodia aliados ao ritmo e aos arranjos. Temos como exemplo maior uma orquestra onde vários instrumentos combinados harmonicamente produzem uma melodia;
III) Ritmo: Dá ênfase à frase musical através de um marco forte, conhecido como acentuação. À esta acentuação temos a divisão de compassos que são:
a) Binário: Composto de 2 tempos, sendo o primeiro forte e segundo fraco;
b) Ternário ou Terciário: Composto de 3 tempos, sendo o primeiro forte e os outros dois fracos;
c) Quaternário: Composto de 4 tempos, sendo o primeiro e o terceiro fortes, o segundo e o quarto fracos.
Assinar:
Postagens (Atom)