O charme tem duas formas de se dançar: em grupo e em casal. No primeiro, utilizam-se muito os movimentos de pés e pernas, em grande parte de suas coreografias, mas nota-se principalmente os movimentos ondulatórios do corpo, principalmente a partir da região dos quadris. Pouco se usa movimento de braços e em geral os elementos do grupo estão posicionados lado a lado.
Já na segunda forma, casal, utilizam-se muitos dos princípios da dança de salão. Sendo a condução feita através das mãos do homem, onde este direciona a dama e através destes comandos faz com que a mesma execute giros, caminhadas e ondulações junto a este. No charme de casal é predominante ondulações com o corpo tendo o encaixe (posicionamento) dos parceiros feito de forma que um pé sempre estará entre os do parceiro e estes sempre em deslizes quando juntos.
Por ser uma dança sensual e romântica há muito contato visual entre os parceiros e deslizes de mãos no corpo entre eles. E uma dança considerada de sedução, por possuir muitos elementos comuns aos de casais quando em momentos quase íntimos (não confundir movimentos de sedução com movimentos eróticos e/ou pornográficos).
A principal característica dos movimentos de Charme são as ondulações corporais e giros (com ou sem perceiro), além de constantes contatos das mãos no corpo destes. Mas para uma eficiente coreografia entre casais é preciso que estes tenham uma boa base de condução feita pelas mãos com mãos e mãos no corpo, evitando assim gestos grosseiros e desequilíbrios por não saber conduzir e ser conduzido.