terça-feira, 23 de junho de 2009

O que é Dança de Rua ?



Para o leigo, a Dança de Rua nada mais é do que uma dança que se aprende na rua ou uma dança de pessoas desocupadas ao ritmo de músicas marginais. Considerando-se o termo dança de rua ao pé da letra poderíamos dizer que é toda dança que se aprende nas ruas por observação e/ou experimentação, com isto então poderíamos dizer que estilos como pagode, axé, samba também são danças de rua em sua essência. O que as tornam diferentes e tão singulares é a intencionalidade: podendo ser comemorativa, religiosa, folclórica ou reflexiva. No caso da conhecida Dança de Rua esta tem forte ligação com os ideais Hip Hop.
As características básicas são os movimentos percutidos com marcações instrumentais fortes (Rap e derivados do Hip Hop), ora executando um movimento curto e ora executando um movimento alongado com a mesma intensidade. Ressaltando que enquanto em determinados estilos de dança um movimento é realizado em determinado espaço de tempo, na Dança de Rua, muitas das vezes, executam-se até cinco vezes mais movimentos neste mesmo espaço de tempo.
O termo Dança de Rua foi criado na década de 1970 pela mídia para rotular o novo estilo adotado pelos jovens da periferia norte-americana e por professores de dança que em uma tentativa de depreciar o novo estilo de dança (que aparentemente não tinham locais com barras, posições pré-estabelecidas e reconhecidas internacionalmente e apresentavam-se em locais não tradicionais) classificaram-na como de rua porque julgavam que as pessoas não poderiam ser dançarinas sem a base, que estes estudaram por anos, simplesmente olhando.

(Texto: Professor Beto Rocha)

Nenhum comentário:

Postar um comentário