terça-feira, 15 de setembro de 2009

Hip Hop (Definição)



O termo Hip Hop, segundo alguns historiadores, surgiu com Afrika Bambaata na década de 1960/1970 para definir a dança que vinha dos guetos e que significa dançar ou pular mexendo os quadris. Inicialmente era somente isto que significava o termo, até porque era uma maneira que alguns definiam pejorativamente a forma de dançar dos negros americanos, após algum tempo Hip Hop passou a significar algo mais que um estilo de dança ou música, mas uma maneira de uma classe menos favorecida (entenda-se discriminada) mostrar que é fatia de uma sociedade participante e com uma maneira peculiar de expressar-se.

Era comum alguns falarem que determinado grupo dançava Break, depois este estilo de dança passou a ser conhecido como Hip Hop, continua sendo um engano por parte destas pessoas, pois não se dança Hip Hop, expressa-se através da dança todas as mensagens do Hip Hop. O mesmo acontece com a música, artes plásticas e esporte que no Hip Hop são representados pelos DJ’s, MC’s, Rap, Rappers, Dançarinos (B-Boys, B-Girls, Lockers, Poppers & Dancers), Grafiteiros, Crews (alguns consideram também os Pixadores ou Bombers/Taggers) e jogadores de Street Ball. São estes componentes que representam a voz de uma comunidade, seja para reivindicar ou apenas mostrar atividades saudáveis a que estes se dedicam.
Então como definição básica : Hip Hop são formas que alguns utilizam para falar de classes desfavorecidas e discriminadas através de atividades culturais comuns a estas.

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Estilos (Estilizada)


Na década de 1990 surge um novo estilo que mexe com muitos tradicionais da dança de rua, não pelos movimentos que são mais abertos, com muitos saltos e figurinos mais requintados, mas pelas músicas adotadas para tais apresentações: Música eletrônica com samplers de Hip Hop. Neste estilo torna-se comum um grande número de componentes nas apresentações e com uma nova característica: em vários momentos da música seus participantes gritam em uníssono para enfatizar partes da coreografia. Outra característica do estilo são as roupas, inicialmente macacões completos e de cores vivas, depois passou a ser roupas mais elaboradas (o que passou a regrar muitos torneios e festivais) o que para alguns também seria uma descaracterização da dança de rua. As coreografias são em pequenos, médios e grandes blocos e com forte apelo visual nos gestos, gerando efeitos visuais de grande impacto, além de não possuírem nenhuma movimentação de chão como os B-Boys/B-Girls, os movimentos acrobáticos se limitam a pequenos saltos e grandes saltos em deslocamento.

Estilos (Street Jazz)


Estilo formalizado e reconhecido no final da década de 1990, mas que existe desde a década de 1980. Neste estilo caracterizam-se os movimentos alongados e com grandes circunduções de membros, além de pontas e giros característicos do balé moderno. Surgiu com nomes como Paula Abdul em seus clipes que reuniam elementos do balé moderno ao ritmo forte do Hip Hop mesclando tanto os movimentos de um como de outro. Foi um dos maiores responsáveis pela divulgação da dança de rua na mídia, embora muitos adeptos do Hip Hop não aceitassem como estilo de dança de rua por não terem a mesma base filosófica do movimento, por acreditarem que destinava-se apenas a entretenimento.