Para que os movimentos aconteçam, obviamente o corpo não pode permanecer na inércia, mas quando isto acontece em determinada posição podemos dizer então que ele está em equilíbrio ou em repouso.
Temos então o que é conhecido por movimento potencial (movimentos interiores latentes no indivíduo) e movimento liberado (o corpo ou parte dele descreve trajetórias no espaço também conhecido como movimento isotônico).
Quando em movimento ele pode assumir uma ou várias características:* Transferência: Mudança no ponto de equilíbrio;
* Locomoção: Transferências sucessivas;
* Salto: Ausência de contato do corpo com o solo mediante um impulso;
* Queda: Retorno involuntário do corpo ao solo após um salto. Também considerado se o corpo ou parte dele é solto de determinada altura em direção ao solo;
* Abaixamento: Parte do corpo aproxima-se do solo, mantendo pelo menos uma delas fixa no mesmo. Sempre será feito de forma conduzida.* Elevação: Retorno do corpo após um abaixamento, subida de parte dele com o corpo estático ou retorno à posição natural;
* Volta: Giro do corpo ou parte dele, em torno de um eixo, podendo ser feito com um apoio, dois, com o corpo no ar ou no chão. Pode ainda acontecer em deslocamento. Mais conhecido como giro, que é o movimento em torno de um centro qualquer, já o rodopio é o giro tendo apenas umas das pernas como eixo, independente do ponto de apoio (ponta, meia ponta ou calcanhar - neste último, comum apenas na Dança de Rua) e pirueta quando o giro do corpo é feito apoiando-se na ponta do pé.
Como pode-se notar alguns termos são mais comuns no balé, e alguns deles possuem nomeclaturas diferenciadas de acordo com o tipo de dança. No caso da Dança de Rua algumas características são mais visíveis de acordo com o estilo (como no estilo B-Boy onde predominam os saltos, quedas, elevações, abaixamentos e voltas).
Nenhum comentário:
Postar um comentário