quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Hip Hop (Escolas)


Costuma-se dizer que os seguidores do Hip Hop possuem duas vertentes: os Tradicionais que cultuam as tradições e os princípios do Hip Hop em sua essência, e os Modernos que tem em sua cultura a indexação da cultura contemporânea no Hip Hop.


Com isto então temos as seguintes categorias:


Old School : Nesta categoria se encontram todos aqueles que se identificam com a cultura Hip Hop da década de 70, ou seja, Break era sinônimo de dança e canto, a música deveria ser de origem negra e com batidas tradicionais. Não se aceitava muito outros tipos de mistura tanto musical quanto nas artes (dança e grafite). Hoje em dia é comum ouvir alguém falar que dança break (provavelmente é participante desta vertente ou é desconhecedor do assunto). Lembrando que Break para esta vertente significa aquele que dança Popping, Locking e B-Boy sendo este último o nome dado a todos os dançarinos de Break (hoje em dia somente recebe este nome quem pratica o estilo B-Boy). Infelizmente muitos dos adeptos da Old School não aceitam as novas tendências, o que os torna contrários a filosofia que pregam de reivindicação de seus direitos e de igualdade respeitando as diferenças.

New School : Termo criado somente para diferenciar da Old School pois nesta vertente, surgida após a aceitação da mídia, é comum a mistura de estilos e sua classificação tanto no canto quanto na dança (e também no grafite e na virada do século a inclusão do Street Ball ou Basquete de Rua). Muitos da Old School não os consideram pois dizem que se tornou muito acadêmica e com muitas divisões, mas na New School argumenta-se que seria esta a verdadeira essência do Hip Hop, ou seja, a não discriminação e aceitação de novas culturas populares e acadêmicas. Porém, a New School tem se tornado uma categoria em que muitos não possuem realmente a verdadeira essência do Hip Hop, tornando-se apenas um objeto de consumo de roupas, músicas, artigos e trejeitos "marginais", ou seja, modismo para pessoas que nem se preocupam em pensar como o mundo está e o que pode ser feito.

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