domingo, 4 de outubro de 2009

Hip Hop (Princípios)


Muitos acreditam que Hip Hop é somente uma forma de cantar e/ou dançar, mas é muito mais que isto. Hip Hop é uma forma de manifestação de todas as vozes que não tem oportunidades e que de alguma forma são discriminadas ou excluídas. É poder mostrar a sociedade como um todo o que anda acontecendo no mundo, seja o que tem de bom ou de ruim. Para isto utilizam-se das artes (Canto, Dança, Música, Artes plásticas) e dos desportos (Basquete de Rua) como forma de darem forma a estas manifestações de protesto ou de visibilidade de um assunto.

Muitos se consideram adeptos do movimento mas tem pensamentos tão radicais quanto àqueles que questionam, como exemplo temos os preconceitos de alguns Rappers com relação às mulheres e homossexuais, e acabam sendo menos que um principio e se tornando um mera demagogia e oportunismo. É preciso atitude e comprometimento quando as pessoas se dizem adeptas do movimento Hip Hop, não somente palavras vazias e sentimentos oportunistas. Quem tem atitude Hip Hop ajuda uma pessoa, uma comunidade ou outro sem questionar classe social, nível econômico, diferenças ideológicas, religião, sexo raça ou cor.

No Hip Hop existem inúmeras manifestações de questionamentos sócio-político-econômicos, dentre elas temos as canções que servem para falar de sentimentos de uma comunidade (seja no sentido social ou nos sentimentos diários e corriqueiros de cada indivíduo ou grupo), denunciar e até apresentar um pedaço da sociedade que muitos ignoram ou não querem reconhecer que existe.
Alguns (e não são poucos) levantam bandeiras como a luta contra o racismo, mas acabam pregando o racismo às avessas, por isto é que o melhor Hip Hopper (se assim podemos chamar) é aquele que lê bastante, não somente o que lhe convêm, mas quem se mantêm com os olhos abertos para as diversas facetas da sociedade, ou seja, se torna uma espécie de sociólogo e divulgador de idéias para aperfeiçoar o mundo.

Para quem pensa que Hip Hop é apenas uma maneira de falar de coisas erradas no mundo, está muito enganado. Hip Hop também deve ser uma manifestação de uma cultura local, de coisas boas que acontecem com as pessoas e com os lugares. Não é uma manifestação de pessoas revoltadas e que "gostam de arranjar confusão", mas de pessoas que querem e se esforçam para tornar o nosso mundo bem melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário