quarta-feira, 23 de junho de 2010

Qualidades Físicas na Dança de Rua

Se analisarmos as qualidades físicas e estudarmos as técnicas de Dança de Rua, poderemos correlacioná-las facilmente.   Quando o fazemos, tornamos a Dança de Rua e suas técnicas, mais facilmente aplicáveis a todos os níveis de dançarinos.  
Primeiramente temos de entender que qualidades físicas devem ser aprimoradas por meio de exercícios, não apenas a repetição do gesto completo, ou seja, para chegar ao gesto (ou movimento) propriamente dito devemos preparar o corpo através de exercícios que contenham todas as etapas deste gesto.  O maior erro (principalmente os dançarinos de B-Boy) é o de achar que para melhorar o gesto deve-se repetí-lo incansavelmente.  Deve-se sim treiná-lo como objeto final dos exercícios, mas temos que fracionar o gesto e entender o que nele está envolvido.
Quando fazemos uma análise disto, estaremos percebendo as qualidades físicas nele envolvido, assim poderemos inclusive detectar falhas e melhorá-las.  Portanto, um dançarino não deve ser considerado excelente somente porque executa um gesto extremamente difícil, mas pela facilidade com que este executa o mesmo, assim temos a perfeita noção da treinabilidade corporal que este tem quanto as qualidades físicas envolvidas no movimento.
Na Dança de Rua podemos perceber que cada qualidade física é ressaltada de acordo com o estilo, ao analisarmos tais qualidades poderemos treiná-las e torná-las cada vez mais eficientes dentro das coreografias (ou improvisações).
A qualidade física mais evidenciada nos estilos de Dança de Rua é a Coordenação Motora, devido a complexidade dos gestos envolvidos na mesma. Por isso, exercicios que trabalhem ambos os lados (lateralidade), que realizem gestos de intensidades diferentes em ritmos diferentes e de amplitudes diferentes, bem como exercícios com segmentos articulares sendo executados isolados, combinados e/ou sequenciais aprimoram tal qualidade física.

2 comentários:

  1. Ah... o entendimento do corpo, começar do começo mesmo, passo a passo e nao a partir dos vicios...

    Vamo dar estrelinhas!!!!!
    \o/

    ResponderExcluir
  2. Achei muito interessante toda sua descrição sobre as qualidades físicas relacionadas ao gênero de dança em questão. Sou de Curitiba e durante 8 anos fui dançarina de hip hop, sou completamente apaixonada pela modalidade, porém tive de parar por motivos pessoais, mas sempre estou antenada ao que acontece quando está relacionado a dança. Gostaria de conversar com vc Beto, á respeito dessas qualidades físicas pois, como disse curso educação física e meu tema de TCC é exatamente sobre uma qualidade física em específico que seria a potência muscular. Meu email é vanessa.ribas.araujo@gmail.com.
    Aguardo sua resposta assim que possível.

    PS: não sei usar muito o blog não sou muito dessas coisas e não consegui encontrar seu email se é que ele fica por aqui rs

    ResponderExcluir