domingo, 21 de agosto de 2011

Dança de Rua é Dança Popular ?

     Dança Popular é toda dança utilizada  de forma recreativa ou em cerimonial por uma determinada região ou comunidade, associadas a ocasiões especificas, como manifestação de uma cultura local e como resultado das experiências regionais passadas de geração em geração.
    Dança de Rua é a dança criada nos guetos norte-americanos e que se expandiu para o mundo, tendo como principal característica a manifestação da cultura negro e latino-americano nos Estados Unidos.
       Convém também definirmos o conceito de "Popular" para entendermos melhor a discussão proposta e pensarmos nos conceitos que estão sendo definidos e difundidos. Segundo o dicionário Priberam da Língua Portuguesa:  Popular é tudo aquilo relativo ao povo, que é do agrado do povo, que é usado ou comum entre o povo.
     Para começar, temos que tirar a idéia fixa de que somente as danças tidas como regionais, representam o universo das danças populares.  Como se pode ter notado, a dança popular é feita pelo povo e para o povo, representando culturas locais, história de uma região e tudo o que nele está inserido.  
      Na Dança de Rua quando inserido no contexto do Hip Hop, ou até mesmo, dentro de uma comunidade representando seus componentes, suas linguagens, gestos e maneira de ser e agir, tem a mesma definição de dança popular.   Não é porque foi criada em outra região que a Dança de Rua tem de ser a manifestação cultural desta. Ela pode representar muito mais que a história de uma comunidade específica, pode ser a ferramenta que esta comunidade utiliza e aplica à sua realidade e a transforma, seguindo seus preceitos e tradições, sem necessariamente ter de seguir regras e padrões americanos.   
       Desta forma a Dança de Rua acaba ficando em um "limbo" entre as danças consideradas "populares" porque não tem tradição e só representariam uma determinada cultura e entre as danças normatizadas, porque não tem as mesmas nomenclaturas e técnicas descritas em todas as regiões do planeta.
      Na atual conjuntura, podemos considerar a Dança de Rua uma Dança Popular sim, pelo fato de ser feita junto ao povo, ter regras e nomes variando de acordo com cada região e de também, em muitos casos, representar uma comunidade.  Para aceitar esta idéia como possível,  é só ver a definição de cada termo colocado no início deste texto que podemos ver nítidamente que a discussão aqui proposta não tem nenhum ponto absurdo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário