Aprendizagem
é o processo pelo qual as competências, habilidades, conhecimentos,
comportamento ou valores são adquiridos ou modificados, como resultado de estudo,
experiência, formação, raciocínio e observação. Este processo pode ser
analisado a partir de diferentes perspectivas, de forma que há diferentes
teorias de aprendizagem.
Fatores
que influenciam na aprendizagem:
Fenótipo: Características individuais que
podem se alterar ao longo da vida dependendo de estímulos físicos, químicos e
psicológicos.
Genótipo: Herança genética que formam
algumas características do ser humano.
Logo, para o processo de
aprendizagem devemos considerar tanto o fenótipo quanto o genótipo, sendo que
este último tem fator determinante no fenótipo de um indivíduo. O fenótipo
corresponde às características físicas, fisiológicas ou comportamentais de um
ser vivo. O genótipo corresponde à constituição genética de um indivíduo, que,
somado a influências ambientais, determina seu fenótipo.
Aptidão
física é a capacidade de realizar as atividades cotidianas com
tranquilidade e menor esforço. A aptidão
física pode ser melhorada ou desenvolvida, mas jamais comparada entre
indivíduos com genótipos diferentes.
Afinal, indivíduos com herança genética para determinadas atividades
jamais terão a mesma resposta de um indivíduo com propensão genética para
outras.
Existem duas abordagens, uma é a
aptidão física relacionada à saúde e a outra é a relacionada à performance
esportiva:
A primeira refere-se à condição
física nas capacidades que estão intimamente relacionadas com a saúde, e a qualidade
de vida das pessoas, sendo a flexibilidade, a resistência aeróbica, a força e
composição corporal. A flexibilidade
aliada aos níveis de força está relacionada à incidência de dores, desvios
posturais e lesões músculo-esqueléticas, principalmente na região lombar, a
resistência aeróbica está ligada à saúde cardio-respiratória e a composição
corporal determina níveis de sobrepeso e obesidade, bem como subnutrição.
E a segunda refere-se à aptidão para
o desempenho em atividades esportivas que associam, além das capacidades acima
citadas, a agilidade, velocidade, equilíbrio postural, coordenação motora. A aptidão para performance tem uma
interferência das questões genéticas, já na aptidão física para a saúde, os
componentes podem ser melhorados mais facilmente, ou seja nós temos uma maior
interferência.
Aprendizagem
Associativa
A associação é um tema que reside na
observação de que o indivíduo percebe algo em seu meio pelas sensações, o
resultado é a consciência de algo no mundo exterior que pode ser definida como
ideia. Portanto, a associação leva às ideias, e para tal, é necessaria a
proximidade do objeto ou ocorrência no espaço e no tempo; deve haver uma
similaridade; frequência de observação; além da proeminência e da atração da
atenção aos objetos em questão.
A teoria da aprendizagem
associativa, ou a capacidade que o indivíduo tem para associar um estímulo que
antes parecia não ter importância a uma determinada resposta, ocorre pelo condicionamento, em que o
reforço gera novas condutas.
Na dança, é o resultado da técnica e
a aplicação destas técnicas em gestos e movimentos específicos. O indivíduo associará os movimentos, embora
pareçam diferentes, por ter aprimorado a técnica para fazê-los com o mínimo de
esforço. Muitas das vezes isto é feito
de forma inconsciente, outras se torna necessária a intervenção reflexiva para
percepção de tais conceitos.
Aprendizagem
Condicionada
O reforçamento, é uma noção que
provém da descoberta da possibilidade que é possível reforçar um padrão
comportamental através de métodos onde são utilizadas as recompensas ou
castigos. Neste tipo de aprendizagem
não são consideradas individualidades e momentos sociais e psicológicos, há uma
repetição cíclica de gestos e técnicas havendo ao final,
"recompensas" pelo objetivo alcançado.
Na dança este tipo de aprendizagem
só é aconselhável para indivíduos com técnicas já desenvolvidas e com
dificuldades bem conscientes, de forma a evitar frustrações e descontentamentos
internos que o levem a desmotivarem-se com o aprendizado.
Aprendizagem
Reflexiva
O princípio da aprendizagem
reflexiva, considerada por alguns autores, trata da urgência em transformar
profissionais, que venham a espelhar a sua própria prática e vivência, na esperança
de que a reflexão tenha um meio de desenvolvimento
do pensamento e da ação.
Neste tipo de aprendizado podemos incluir
dançarinos que tenham práticas em outras formas de dança e venham a refletir
como as novas técnicas e práticas podem aperfeiçoar as já adquiridas,
aplicando-as de forma mais eficiente às suas novas necessidades e práticas.
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