sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

O princípio do aprendizado


Aprendizagem é o processo pelo qual as competências, habilidades, conhecimentos, comportamento ou valores são adquiridos ou modificados, como resultado de estudo, experiência, formação, raciocínio e observação. Este processo pode ser analisado a partir de diferentes perspectivas, de forma que há diferentes teorias de aprendizagem.

Fatores que influenciam na aprendizagem:
Fenótipo: Características individuais que podem se alterar ao longo da vida dependendo de estímulos físicos, químicos e psicológicos. 
Genótipo: Herança genética que formam algumas características do ser humano.
            Logo, para o processo de aprendizagem devemos considerar tanto o fenótipo quanto o genótipo, sendo que este último tem fator determinante no fenótipo de um indivíduo. O fenótipo corresponde às características físicas, fisiológicas ou comportamentais de um ser vivo. O genótipo corresponde à constituição genética de um indivíduo, que, somado a influências ambientais, determina seu fenótipo.

Aptidão física é a capacidade de realizar as atividades cotidianas com tranquilidade e menor esforço.  A aptidão física pode ser melhorada ou desenvolvida, mas jamais comparada entre indivíduos com genótipos diferentes.   Afinal, indivíduos com herança genética para determinadas atividades jamais terão a mesma resposta de um indivíduo com propensão genética para outras.
            Existem duas abordagens, uma é a aptidão física relacionada à saúde e a outra é a relacionada à performance esportiva:
            A primeira refere-se à condição física nas capacidades que estão intimamente relacionadas com a saúde, e a qualidade de vida das pessoas, sendo a flexibilidade, a resistência aeróbica, a força e composição corporal.  A flexibilidade aliada aos níveis de força está relacionada à incidência de dores, desvios posturais e lesões músculo-esqueléticas, principalmente na região lombar, a resistência aeróbica está ligada à saúde cardio-respiratória e a composição corporal determina níveis de sobrepeso e obesidade, bem como subnutrição.
            E a segunda refere-se à aptidão para o desempenho em atividades esportivas que associam, além das capacidades acima citadas, a agilidade, velocidade, equilíbrio postural, coordenação motora.   A aptidão para performance tem uma interferência das questões genéticas, já na aptidão física para a saúde, os componentes podem ser melhorados mais facilmente, ou seja nós temos uma maior interferência.

Aprendizagem Associativa
            A associação é um tema que reside na observação de que o indivíduo percebe algo em seu meio pelas sensações, o resultado é a consciência de algo no mundo exterior que pode ser definida como ideia. Portanto, a associação leva às ideias, e para tal, é necessaria a proximidade do objeto ou ocorrência no espaço e no tempo; deve haver uma similaridade; frequência de observação; além da proeminência e da atração da atenção aos objetos em questão.
            A teoria da aprendizagem associativa, ou a capacidade que o indivíduo tem para associar um estímulo que antes parecia não ter importância a uma determinada resposta, ocorre pelo condicionamento, em que o reforço gera novas condutas.
            Na dança, é o resultado da técnica e a aplicação destas técnicas em gestos e movimentos específicos.  O indivíduo associará os movimentos, embora pareçam diferentes, por ter aprimorado a técnica para fazê-los com o mínimo de esforço.  Muitas das vezes isto é feito de forma inconsciente, outras se torna necessária a intervenção reflexiva para percepção de tais conceitos.

Aprendizagem Condicionada
            O reforçamento, é uma noção que provém da descoberta da possibilidade que é possível reforçar um padrão comportamental através de métodos onde são utilizadas as recompensas ou castigos.   Neste tipo de aprendizagem não são consideradas individualidades e momentos sociais e psicológicos, há uma repetição cíclica de gestos e técnicas havendo ao final, "recompensas" pelo objetivo alcançado. 
            Na dança este tipo de aprendizagem só é aconselhável para indivíduos com técnicas já desenvolvidas e com dificuldades bem conscientes, de forma a evitar frustrações e descontentamentos internos que o levem a desmotivarem-se com o aprendizado.

Aprendizagem Reflexiva
            O princípio da aprendizagem reflexiva, considerada por alguns autores, trata da urgência em transformar profissionais, que venham a espelhar a sua própria prática e vivência, na esperança de que a reflexão tenha  um meio de desenvolvimento do pensamento e da ação.  
            Neste tipo de aprendizado podemos incluir dançarinos que tenham práticas em outras formas de dança e venham a refletir como as novas técnicas e práticas podem aperfeiçoar as já adquiridas, aplicando-as de forma mais eficiente às suas novas necessidades e práticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário