terça-feira, 23 de novembro de 2010

Fundamentos Básicos na Dança de Rua



Quando as pessoas fazem uso da técnica adequada, o movimento flui de forma simples e sem esforços maiores, por isto os fundamentos técnicos são essenciais para um bom aproveitamento coreográfico.

* Pivô: É o ponto de apoio de uma parte do corpo para que seja realizada uma mudança de posição do mesmo.  Geralmente utiliza-se o pé, mas no caso da Dança de Rua ainda temos pivô com a mão e até mesmo com a cabeça.  No estilo B-Boy (principalmente) o pivô pode ser com a mão, antebraço, joelho, pé ou cabeça.  Quando falamos em pivô temos de lembrar que o peso do corpo vai estar sobre ele quando do movimento propriamente dito, seja um deslocamento, giro ou uma simples locomoção.

* Compasso:  Movimento realizado com a ponta dos pés ou pelos calcanhares, com o intuito de girar o corpo parcialmente ou por completo.  Pode ser:

                       - Compasso de Ponta: O pivô é feito apoiando todo o peso do corpo na ponta do pé (lembrando que ponta de pé na Dança de Rua tem correspondência à meia ponta no balé).  Então quando o corpo muda de posição utilizando o pivô de ponta é considerado como compasso de ponta.

                        - Compasso de calcanhar: Similar ao compasso de ponta só que feito com apoio do calcanhar.  É importante frisar que neste compasso é conveniente flexionar ligeiramente os joelhos para não forçar ligamentos e fazer uma leve inclinação do corpo para frente de forma a auxiliar no equilíbrio do corpo durante o movimento.

                         - Compasso Combinado: Utilização de ambos os compassos como forma de facilitar o movimento, geralmente utilizado somente para meios giros muito rápidos em que haja a necessidade de equilíbrio e posterior movimentação.

                          - Compasso com deslocamento: Sequência de compassos (ponta e/ou calcanhar) de forma que haja deslocamento do corpo como um todo.

* Marcação: Forma mais usual de realizar a marcação do ritmo da música na Dança de Rua, consiste em juntar um pé ao outro e retornar, ou seja parte-se da segunda posição para a primeira e retorna para a segunda sucessivamente.  Existem duas formas de marcação:
                           - Simples: A batida mais forte da música coincide com o momento em que juntam-se os pés.
                           - Lateral: A batida mais forte da música coincide com o momento em que o pé retorna a sua posição inicial.

* Caminhada: Deslocamento do corpo de forma a atingir determinado ponto seguindo o ritmo da música.

* Contratempo: Movimento utilizado pelos pés, no intervalo entre dois tempos da música ou de um deslocamento, de forma a realizar uma mudança de direção ou de posição.

* Deslizes: Parte do corpo arrasta-se (ou desliza) pelo chão de forma a atingir determinado ponto.  É considerado um dos deslocamentos mais rápidos e eficientes em distâncias um pouco maiores,  por estar sempre em contato com o solo e ainda manter o equilíbrio do corpo durante o mesmo.

* Giros: Corpo desloca-se em torno de um eixo (pivô) apoiando parte dele no solo ou fora dele.

* Paradas: Conhecidos como "stop" e que consiste em realizar uma parada do movimento produzindo um leve balanço e geralmente com mudança de posição (ou de gesto), onde se tem a impressão de um movimento de robô ou de um boneco dançando.  Esta técnica é muito utilizada pelos praticantes do Popping Tradicional.

* Congelamento: Conhecido como "Freeze" e muito utilizado em rotinas de B-boys como forma de demonstar sua técnica e capacidade de parar no meio de um movimento e continuar alguns segundos depois do ponto onde realizou o "freeze".

Nenhum comentário:

Postar um comentário