No balé assim como em algumas danças normatizadas existem algumas posições básicas para que seja possível, não somente tornar o aprendizado mais eficiente, mas possibilitar a comunicação entre as pessoas sobre o(s) movimento(s) desejado(s). As posições básicas servem como forma de início de movimento, finalização do mesmo e como forma de equilíbrio para que o movimento possa acontecer. As posições que serão apresentadas não estão em nenhum livro, criei de forma simples para que as pessoas possam utilizar sem nenhuma complicação, pois foram fruto de pesquisas e observações feitas através de mais de 20 anos em que estudo a Dança de Rua. Por isto nada impede que as pessoas utilizem, muito pelo contrário, facilita a comunicação entre Professor e Aluno, bem como entre Coreógrafo e Dançarino. Assim como ficou comprovado que estas posições facilitam uma gama de movimentos utilizados na Dança de Rua.
* 1a. Posição: Pés unidos e apontando para a frente. Nesta posição o peso do corpo está dividido em ambas as pernas, mas com um ponto de equilíbrio muito pequeno já que os dois pés encontram-se bem próximos. Ideal para deslocamentos rápidos.
* 2a. Posição: Pés afastados na linha do quadril e apontados para frente. Considera-se como uma posição de equilíbrio básico e de repouso do corpo quando em pé. Ideal para reposição de equilíbrio após algum salto, início de um movimento de deslocamento médio ou lento, assim como para elevações e abaixamentos.
Uma variação desta posição é a 2a. posição aberta, onde os pés vão um pouco além da linha do quadril. O que facilita a reposição do equilíbrio principalmente após um giro forte e rápido, bem como de um salto relativamente alto em que necessite de um ligeira flexão de pernas para aliviar o peso da queda.
* 3a. Posição: Parecida com a 2a. posição só que os dedos dos pés estão ligeiramente afastados para fora, em diagonal. Esta posição é bem facilitada para quem tem pés em posição "varo". É uma posição que possibilita a mudança de direção do corpo bem como para um giro ou meia volta. Esta é uma posição de equilibrio, mas também uma posição de deslocamento.
* 4a. Posição: Os pés alinhados com o quadril, sendo que um deles está deslocado a frente e ambos apoiados por inteiro no chão. A partir desta posição consideramos posições de deslocamentos porque possibilita uma gama de movimentos em deslocamento do corpo.
* 5a. Posição: Idêntico à 4a. posição sendo que o pé de trás tem o seu calcanhar ligeiramente elevado. Nesta posição caracteriza-se uma posição para mudança de posição bem abrupta e de forma alongada, além de facilitar os giros e os saltos longos.
* 6a. Posição: Para melhor entendimento desta posição coloca-se a pessoa em 3a. posição e pede-se que esta mantenha os pés nesta posição e desloque como se fosse fazer a 4a. posição, é um misto de 3a. com 4a. posição. Utiliza-se muito esta posição em movimentos de ligação, mudanças e direção e deslocamentos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário