quarta-feira, 13 de abril de 2011

Conhecendo a base dos movimentos (Robot)

       O estilo Robot tem uma característica singular, pois além de ser um dos primeiros estilos de Dança de Rua conhecidos e divulgados, proporciona ao dançarino um bom conhecimento de suas articulações.
       Para ser um bom dançarino no estilo Robot é preciso estudar os movimentos que cada articulação proporciona aos membros do corpo.
        Os movimentos do estilo Robot não possuem ondulações e movimentos sinuosos, tem como característica principal uma rigidez muscular (através da contração do segmento muscular a ser movimentado), onde a base do movimento está localizada em cada articulação em separado.
        Os movimentos de cada articulação são executados de forma percutida ao ritmo da batida forte da música (geralmente eletrônica e com muitos sintetizadores de vozes e de instrumentos), em alguns momentos utiliza-se um leve "balançar" ao término do movimento.
      Por se limitar aos movimentos das articulações (isoladamente ou combinadas) e ainda podendo ser feito de forma rígida ou balanceada, o estilo não possui muitas variações de movimentos, cabendo ao dançarino saber combinar sequências diferenciadas para enriquecer a coreografia.
      O que é preciso sempre considerar quando se monta uma rotina neste estilo é que deve-se sempre ter em mente que os movimentos tem de representar o fundamento ao qual foi criado, ou seja, dar a ilusão de um robô ou de um boneco sem elasticidade e que possui os movimentos somente à nível de suas articulações, tendo ainda o seu equilíbrio derivado da combinação de movimentos articulares.
    Para a movimentação (deslocamento) do dançarino para qualquer direção utiliza-se a sequência de articulações coxo-femural, joelho e tornozelo para cada perna ou então através de slides (deslizes dos pés com os membros inferiores rígidos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário