sexta-feira, 3 de julho de 2009

História da Dança de Rua - 1960 a 1980




Paralelamente nas décadas de 1960 e 1970, desenvolviam-se outros dois grandes movimentos na dança de rua : o Funky – foi absorvido por outras culturas principalmente no Brasil de onde sofreu adaptações e tornou-se o Funk (Este termo fora alterado do original durante a fase Disco para caracterizar a alteração do movimento original adaptando para os grupos que faziam um Funky mais melódico – comum na fase Disco). Por outro lado surge o Soul (filho direto do Rhythm and Blues) de onde se extraiu o lado romântico da dança de rua. No Brasil gerou um estilo único denominado Charme ou Charm (por volta da década de 1980), que era conhecido como a dança de salão da dança de rua, pois era muito comum ser dançado por casais (mas também era dançado por grupos). Do funk no Brasil originou-se o “Batidão” (como era conhecido na década de 1980) com características e ritmos brasileiros, característicos da realidade das favelas e bailes funk. Tanto o funk quanto o charme são estilos criados no Brasil, o primeiro influenciou os estilos criados após o ano 2000 (Gangsta e Reggaetoon). O surgimento da House Music (precursora de estilos como Techno, Drum’n’bass e outros ritmos eletrônicos) na década de 1980 fez com que o jovem estivesse mais presente nas danceterias (novo nome dado para a antiga Discoteca, visto que o estilo agora predominante não era mais a Disco Music). Nesta época surgem nomes como Paula Abdul (uma das pioneiras de um novo estilo de Dança de Rua conhecida como Street Jazz) que unem os movimentos do então Balé Moderno aos movimentos fortes da Break Dance. Nesta mesma época surge talvez o nome mais importante para a disseminação do estilo Hip Hop de dançar : Michael Jackson, com seus clipes, onde utilizara quase que 90% de Dança de Rua. Vídeos como Beat It (que mostram gangues se enfrentando através da dança) e Thriller (onde os dançarinos vestidos como mortos-vivos dançam de forma enérgica e sincronizada) serviram para que as danceterias promovessem inúmeros concursos de dança, surgindo assim vários grupos de Dança de Rua. Infelizmente a grande maioria dos grupos nestes concursos e/ou em suas apresentações faziam cópias do que Michael Jackson estava apresentando (o Moonwalk, o primeiro movimento mais famoso feito por ele, nada mais era do que o Back slide) poucos grupos tiveram criatividade. Ainda na década de 1980 surge um grupo que daria também uma nova vitalidade a Dança de Rua, o New Kids on the Block, que tinham um visual característico da classe média americana e composta de jovens brancos e de boa aparência cantando e dançando músicas de gosto deste público, ou seja, nada político nem revolucionário, somente festas e namoros. O que causou uma verdadeira reação por parte da ala mais radical do Hip Hop, primeiramente por não considerarem música de periferia (ou break como era conhecido tudo o que se fazia na periferia e nos guetos) e em segundo lugar por acreditarem que o seu principal concorrente juvenil o New Edition era discriminado pela mídia por serem negros e se vestirem como as pessoas da periferia, mas é fato que tanto Michael Jackson quanto NKOTB tiveram um valor inestimável para divulgação da Dança de Rua inclusive gerando novas sub-divisões nesta. Nesta mesma época vemos muitos grupos que queriam se aproveitar deste filão de sucesso, os mais conhecidos foram os Menudos na América Latina, seguidos pelos grupos Dominó e Tremendo (no Brasil). Mas somente uma década depois que se vê um reconhecimento e uma nova definição para estes grupos de jovens que cantam e dançam : Boys Bands (os mais famosos foram os Backstreet Boys), que geraram as conhecidas Girls Band como as Spice Girls, TLC dentre outras. Nesta época aparece uma nova vertente na Dança de Rua : o Pop, que mistura gestos mais soltos e alongados com a rigidez de movimentos do Hip Hop, além de uma nova organização coreográfica (movimentos iguais com uma movimentação de palco uniforme, conhecido hoje como movimentação em bloco, além de ter uma quantidade maior de movimentos em um mesmo tempo musical, ou seja, enquanto os demais dançarinos faziam um movimento em um determinado tempo, na Dança de Rua fazia-se muito mais movimentos neste mesmo espaço de tempo).

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