O estilo mais conhecido quando se fala em Dança de Rua, mas para quem conhece sabe que é apenas mais um deles. Inicialmente era a abreviatura de Break Boy, que eram os dançarinos de Break, executando não somente os movimentos de chão e acrobáticos mas os movimentos de Popping e Locking (nas décadas de 1960 e 1970). Hoje os B-Boys e B-Girls são aqueles que se especializaram em movimentos de chão e acrobáticos. ao ritmo de músicas mais aceleradas da vertente Hip Hop. Foram os primeiros a utilizarem a forma de desafio de dança entre as gangues, sendo o pioneiro desta idéia o DJ Afrika Bambaata, como forma de apaziguar as brigas entre gangues rivais e fazer valer a voz dos guetos.
Hoje existem duas vertentes deste estilo: a primeira, ligada a tradição, ou seja, entra em uma roda seguindo toda uma rotina de movimentos e dançando no ritmo. A segunda, que executa movimentos de alta complexidade sem haver preocupação com o ritmo (comumente chamado de Freestyle).
As Batalhas ou Rachas, possuem várias regras e tradições que variam de acordo com a localidade e com o número de participantes. A mais comum é aquela em que um(a) Dançarino(a) apresenta sua rotina em um curto espaço de tempo e depois desafia o oponente (ou galera) a superar seu movimento.
Os mais tradicionais seguem uma rotina de entrada em um racha:
1) Top Rock: Movimentos de entrada na roda ritmados com os pés funcionando como uma apresentação do estilo do(a) Dançarino(a). Embora não exista uma maneira de entrada na roda, em muitos lugares não se vê mais criatividade neste movimento, cabendo somente a repetição de movimentos que todos fazem, descaracterizando assim o que seria o cartão de visitas do(a) Dançarino(a).
2) Goin Down: Transição do top rock para o footwork, ou seja, a forma de ir ao chão e iniciar sua rotina propriamente dita (sempre acompanhando o ritmo da música).
3) Footwork: Após chegar ao chão, o(a) Dançarino(a) faz uma espécie de sapateado ritmado, com trocas de mãos, preparando-se para o início de sua rotina.
4) Routine: É a rotina que o B-Boy/B-Girl faz para mostrar sua habilidade. Os mais tradicionais qualificam com bons aqueles que fazem seus movimentos cadenciados com a música, já os "Freestylers" não se preocupam com o ritmo apenas com o nível de dificuldade dos movimentos.
5) Freeze: Ponto alto para um B-Boy/B-Girl de alto nível. Consiste ao final da rotina, "congelar" o seu movimento por no máximo 3 segundos e voltar a movimentar-se sem perder o ritmo ou o equilíbrio.
6) Up Rock: Antigamente os Up-Rockers eram as pessoas que faziam os rachas e executavam as rotinas de entrada em grupos como forma de provocação aos seus oponentes, por isto em alguns lugares ainda vemos o up rock como uma rotina de entrada nos desafios. Hoje, significa a forma de saída da rotina de um(a) Dançarino(a) e desafio ao oponente (subida do corpo e gesticulação provocativa ao oponente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário