Fico me perguntando porque a Dança de Rua moderna está tendo a necessidade de colocar nomes em "novos" estilos que vem surgindo? Porque as pessoas vão aos estilos antigos, colocam elementos novos e "batizam" com outro nome?
Tiremos como exemplo o estilo Wacking, que nada mais é que o Locking em que os homossexuais masculinos por terem sidos discriminados por não fazerem da mesma maneira que a técnica tradicional, acrescentado trejeitos tido como afeminados e posteriormente acrescentando elementos do estilo Vogue, poses e trejeitos "gays" e/ou exageradamente femininos, rotularam como um estilo novo. Concordo que seja algo diferente, mas aproveito para que as pessoas repensem um dos princípios que norteiam (implicitamente) a Dança de Rua, que é o de acrescentar elementos do cotidiano e de outros estilos de dança as coreografias.
Se começarmos a rotular cada estilo que aparece, como House, Ragga, Street Beat, Cardio Funk e muitos outros, não estaríamos descaracterizando a Dança de Rua e não estaria com isso tornando cada estilo uma dança academica com propriedades específicas?
Na verdade a minha maior angústia quando vejo novos estilos aparecendo é que, muitos dançarinos excelentes aproveitam-se do modismo que parece tomar conta do Hip Hop moderno para divulgar coisas nem são tão novas assim (somente com uma roupagem um pouco diferente do que em algumas épocas surgiram e/ou depois desapareceram) e as pessoas digerirem isto sem quaisquer conhecimentos aprofundados, ou pior, se "especializarem" nestes novos rótulos e não oportunizarem adquirir novos conhecimentos e ainda assim se dizerem dançarinos de Dança de Rua.
Com isso faço novamente a pergunta título deste artigo: Modismo ou Necessidade? Pergunto, porque muitos estilos parecem aparecer, vender novos ícones, estes ganham dinheiro e depois somem para dar espaço para um novo estilo... e, necessidade, porque parece que alguns estilos aparecem e tem a necessidade de se criar uma identidade caracterizando um determinado grupo que se especializou nesta nova tendência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário